Se você acabou de criar um canal no Youtube e sonha em fazer dinheiro com os seus vídeos, leia esse artigo até o final porque eu vou te contar Como Monetizar Rápido no Youtube em 2021.
A minha primeira grande dica para você monetizar o seu canal rápido no youtube, é focar na duração das visualizações dos seus vídeos, ao invés de focar no número de visualizações em si.
Isso porque em 2020 para monetizar o seu canal você precisa atingir duas metas:
– A primeira delas é ter pelo menos 1000 inscritos no seu canal.
– A segunda delas é ter pelo menos 4000 horas de visualizações nos seus vídeos nos últimos 12 meses.
Ou seja, pare de se preocupar em quantas pessoas estão assistindo os seus vídeos, no número de visualização dos seus vídeos, mas foque sim em quanto tempo as pessoas estão assistindo os seus vídeos. Dá pra monetizar o seu canal mesmo com um número baixo de visualizações.
Vale muito mais a pena você ter um vídeo com 500 visualizações, mas que a maioria das pessoas que assistem esses vídeos se engajam muito com o conteúdo.
Elas assistem até o final, elas curtem, elas se inscrevem, elas comentam, elas compartilham, do que, por exemplo, ter um vídeo com o dobro, ou o triplo desse número de visualizações, mas que as pessoas não curtem, elas não assistem por muito tempo, elas acabam não se engajando.
E é isso que o Youtube quer! Eles querem que as pessoas passem bastante tempo assistindo os vídeos da plataforma, pra eles poderem colocar todas as propagandas lá, porque é assim que eles fazem dinheiro.
Lembrando? que quando a gente fala em monetizar um canal no Youtube, nada mais é do que o Youtube repassar uma parte do dinheiro que eles fazem com essas propagandas que eles colocam no começo, no meio dos vídeos, para nós, que estamos criando conteúdo.
Então a partir do momento que você monetizar o seu canal, todas aquelas propagandas que passam, no começo, no meio, e às vezes até no fim dos seus vídeos, você ganha uma parcela daquele dinheiro! Mas é claro que eu preciso dizer aqui que se você tem um vídeo com milhares, milhões de visualizações, mesmo que não tenha muito engajamento, ou as pessoas não assistem por muito tempo, você vai de pouquinho em pouquinho conseguir juntar as 4000 horas de visualizações porque realmente é um volume muito grande de pessoas abrindo aquele vídeo.
Mas é aí que entra outra parte do Youtube que é muito importante, que é o algoritmo. O algoritmo do youtube é o que define aqueles vídeos que aparecem na página inicial do Youtube, que aparecem no campo de buscas quando você procura alguma coisa.
Toda vez que você assiste um vídeo você já percebeu que o Youtube te sugere outros vídeos do lado ou embaixo.
Tudo isso é o algoritmo do Youtube tentando mostrar pra você, vídeos que você provavelmente vai gostar, e vai se engajar. E é aí que o seu vídeo, pequenininho, mesmo com poucas visualizações, pode cair no gosto do algoritmo do Youtube.
Porque o algoritmo do Youtube, se ele perceber que algumas pessoas provavelmente vão gostar do seu vídeo, mesmo tendo poucas visualizações, o Youtube vai sim sugerir aquele vídeo.
E um aliado muito importante pra gente, que está começando agora no Youtube, que tem canal pequenininho ainda, para conseguir acumular essas 4000 horas de visualizações rapidinho, é a minha segunda dica desse vídeo, que e postar vídeos mais longos.
Para vocês terem uma ideia, o meu vídeo mais visualizado do meu canal até hoje tem em torno de 113.000 mil visualizações, e esse vídeo, gente, pasmem, ele tem 10 minutos de duração! E quando eu olho as métricas do meu Youtube, eu percebo que mais da metade das pessoas que assistiram esse vídeo, assistiram até o final.
Então só com esse vídeo de quase 10 minutos eu consegui praticamente atingir as 4000 horas de visualizações necessárias para monetizar o canal.
Então é uma dica muito importante pra você, claro que você não precisa postar vídeos de 40 minutos, mas quanto mais longos forem os seus vídeos, mais tempo, potencialmente as pessoas vão passar assistindo o seu conteúdo.
E aí você consegue acumular essas 4000 horas rapidinho! Outra coisa que eu não posso deixar de falar aqui é que mesmo depois que o seu canal for monetizado, ter vídeos longos é muito bom, porque quanto mais longo for o seu vídeo, mais propagandas o Youtube pode colocar no meio desse vídeo.
E como eu falei antes, a gente ganha dinheiro aqui no Youtube com as propagandas que o Youtube passa, então quanto mais propagandas você tiver no seu vídeo, potencialmente mais dinheiro você vai poder fazer! Mas, vamos com calma. Porque uma coisa é você postar um vídeo de 40 minutos, outra coisa é as pessoas realmente querem assistir esse vídeo até o final, quererem assistir os 40 minutos desse vídeo.
Então a minha terceira dica de hoje pra você monetizar o seu canal rapidinho, é postar conteúdo de qualidade, claro! E quando eu falo de criar conteúdo de qualidade.
Eu não estou necessariamente falando que você tem que ter uma câmera super cara, ter um monte de iluminação artificial, um cenário muito doido atrás, não gente! A gente sabe que alguns dos vídeos mais legais não só do Youtube como da internet em geral são muito simples! São vídeos que fazem a gente rir, que faz a gente chorar, que inspiram a gente, que faz a gente sonhar.
Muitos youtubers famosos são famosos simplesmente porque as pessoas gostaram da personalidade daquela pessoa, sabe? Da desenvoltura que ela tem na câmera.
Tem também muitos canais de sucesso no Youtube onde as pessoas nem mostram a cara, elas simplesmente às vezes contam histórias, às vezes respondem alguma dúvida, ou perguntas que as pessoas têm, ensinam as pessoas a fazer alguma coisa que elas estão curiosas em aprender a fazer. Então não necessariamente você precisa ter o melhor equipamento do mundo.
Porque se você for esperar ter tudo que você precisa pra fazer um conteúdo tecnicamente perfeito, você nunca vai começar! Só que por mais que a gente tente sempre produzir conteúdo de qualidade, nem sempre a gente acerta o alvo.
Por isso que a minha quarta dica de hoje pra você monetizar o seu canal logo, com conteúdo de qualidade, é você sempre prestar atenção nas métricas do Youtube.
O próprio Youtube oferece várias estatísticas pra gente sobre os nossos vídeos, desde os vídeos que estão sendo mais visualizados, aos que estão sendo menos visualizados, a faixa etária das pessoas assistindo, qual a fonte de tráfego pros nossos vídeos.
Tudo isso pode ajudar a gente a entender o que está funcionando, o que não está funcionando, o que precisa melhorar. Aqui no meu canal por exemplo, eu percebi depois de um tempo que eu tinha dois vídeos específicos que tinham menos visualizações que meus outros vídeos, e a CTR, que é a taxa de clique daqueles dois vídeos, eram bem menores do que o resto do meu canal. Então eu percebi que tinha alguma coisa errada com aqueles dois vídeos.
E eu não sei se vocês sabem disso, mas mesmo depois de publicar um vídeo, ainda tem muita coisa que você pode mudar e ajustar.
Você pode mudar o título, você pode mudar as tags, pode mudar a thumbnail, que é a imagem de capa do vídeo, você pode trocar a descrição ou adicionar coisas diferentes, então tem como você melhorar um vídeo que não está indo muito bem.
O que eu fiz nesses dois vídeos foi trocar um pouquinho as palavras do título. E trocar também as imagens de capa, que é a thumbnail do vídeo. Eu realmente percebi que aquelas imagens não eram nem um pouco interessantes. Então as pessoas provavelmente estavam sendo sugestionadas para assistir aquele vídeo, mas elas não clicaram porque nem o título nem aquelas imagens faziam com que elas quisessem assistir aqueles vídeos.
E ai eu troquei alguns desses elementos e em menos de 48 horas os dois vídeos aumentaram a taxa de clique, é essa é a minha dica pra você. Sempre fique de olho nas estatísticas do youtube. Se você por exemplo percebe que em um determinado vídeo tem um momento desse vídeo que a maioria das pessoas saí do video, que elas fecharam o vídeo.
Vai lá, revê aquele momento do vídeo e tenta encontrar o motivo que está fazendo as pessoas saírem do vídeo. Às vezes você está colocando uma vinheta muito longa, as vezes você está colocando um efeito de edição que as pessoas não estão curtindo, as vezes você falou um negócio que não caiu bem… Então você pode não só mexer nas coisas do vídeo que já está postado como você pode aprender para que nos seus próximos vídeos você não cometer esses erros.
Quinta é a última dica desse vídeo de hoje pra você que está querendo monetizar o seu canal rapidinho, peça para as pessoas te ajudarem! Você já percebeu que a maioria dos youtubers em algum momento do vídeo ou em vários momentos do vídeo eles pedem para as pessoas se inscreverem, curtirem, comentarem o vídeo? Então, isso não é à toa, isso não é bordão, isso não é modinha de Youtuber.
É porque engajamento é a coisa mais importante para um canal crescer aqui no Youtube. E se tem Youtube de milhões, milhões de inscritos, sempre pedindo para as pessoas se inscrevem, comentarem, curtirem, porque
que você que nem mil inscritos têm ainda, vai ficar com vergonha de pedir? E quando eu falo pra você pedir esse engajamento, não é pra chegar no final do vídeo e falar assim: “bom gente curte, comenta, compartilha e tchau. Não! Fale com sinceridade, explique porque esse engajamento é tão importante pra você. Vamos dizer que você vai colocar uma meta e aí você vai falar nos seus vídeos, “a gente, eu quero muito atingir 500 inscritos. Me ajuda, se inscreva no canal porque é muito importante pra mim.”
Aí quando você atingir os 500 inscritos você dobra a meta para mil inscritos. E assim você vai crescendo passinhos pequenos passos, às vezes passos largos. Mas você precisa crescer no Youtube. Porque monetizar é o primeiro passo.
Depois que você monetizar, você precisa continuar crescendo pra fazer um dinheirinho legal aqui no Youtube. Muito obrigado por chegar até aqui. Boa sorte na jornada de vocês e até a próxima!